domingo, 1 de setembro de 2013

Bicho-da-Seda...

O bicho-da-seda alimenta-se exclusivamente de folhas de Amoreira, ao longo de toda a sua fase de vida larvar (lagarta).
Ao fim de um período de pouco mais de um mês, a lagarta torna-se amarelada e começa a segregar um fio que usa para formar o casulo onde se dará a metamorfose para o estado adulto (imago). 
É esse casulo que serve de fonte para a seda. 
Estas mariposas que produzem a seda foram domesticadas a cerca de 3.000 anos a.C, nos países asiáticos (possivelmente na China), e por isso não conseguem sobreviver no ambiente natural. 
Vivem apenas criadas pelo homem de quem dependem para serem alimentadas e não conseguem voar. 
É como dizer que suas asas atrofiaram nestes séculos de domesticação. 
Existem mais de 400 espécies desta raça e hoje inúmeros cientistas trabalham na preservação do banco de germoplasma para, através de cruzamentos específicos, buscarem melhores híbridos para produção de seda, possibilitando, assim, melhores resultados na cadeia produtiva, desde o sericicultor até a indústria têxtil. 
Segundo (Hanada e Watanabe, 1986) a sericicultura começou a ser explorada no Brasil em meados do século XIX, e, praticamente, toda a produção de casulos e seda é destinada à exportação, porque a Indústria Têxtil brasileira consome menos de 4% da toda produção nacional. 
Esta atividade tem uma grande importância nos cenários nacional e internacional, uma vez que além da função econômica possui também um apelo social, pois a atividade é desenvolvida em pequenas propriedades que empregam mão de obra familiar, contribuindo para a renda dessas famílias e diminuindo o êxodo rural; além de ser uma atividade desenvolvida de forma sustentável e ecologicamente correta, pois apresenta baixo ou nenhum impacto ao meio ambiente, além de melhores condições de vida aos pequenos produtores. 
Para se aproveitar a seda, tem que haver o sacrifício da crisálida antes de seu amadurecimento, para se preservar a integridade do fio.

Ciclo de vida
Ovo: 10-14 meses (tempo mínimo: 11 dias, ele nasce depois deste tempo, mas somente com o calor, o tempo restante é para não ocorrer o caso do animal nascer no inverno ou em temperaturas muito baixas, causando a sua morte).(Fonte:Wiki)


Larva: 27 dias
1º estágio larval
2º estágio larval
3º estágio larval
4º estágio larval
5º estágio larval
Crisálida: 14 dias
Adulto: 7 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário