sábado, 29 de setembro de 2012

Natação...Seus Benefícios

A natação é um dos desportos mais completos e acessível a todo o gênero de pessoas, bebês, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modadlidade aeróbica, de reduzido impacto para os ossos.
Normalmente, existem programas de trabalho dirigido a diferentes faixas etárias, condições dos canditatos e grau de habilidade.
Pode ser encarada como um desporto de competição, um expediente associado a algum tipo de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. 
É ótima para vencer o sedentarismo. a água "matéria prima" da natação, detém características relaxantes e fautoriza as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos.
Assim, qualquer que seja as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode praticar natação, com grandes benefícios  para a saúde entendida como um total bem estar.
A natação diminui o risco de incidência de doença cardiovascular.
De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno do orgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo.
Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece os músculos da parede toráxica, o que permite a elasticidade dos pulmões e lhe aporta maior quantidade de oxigênio.
Isto faz com que se experimente uma melhoria no processo respiratório.
As articulações são, igualment, beneficiadas.
Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos.
A natação leva ainda ao exercício de todads as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes das artroses.
Patologias como a fibromialgia(é uma síndrome dolorosa não inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, cansaço e dor em pontos dolorosos específicos...) têm na natação uma calma dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.
Outro dos proveitos da natação diz respeito ao aumento da auto estima.
Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes.
Para além disso, a água propicía uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividade "secas".
O lúdico constitui um importante coadjutor do relaxamento mental.
Outros dos aspectos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, que em termos físicos, quer psicológicos.
Diversas pesquisas certificam que uma  pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.(Fonte:PDF)

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Animais...O Fluxo Gênico

Você alguma vez já se perguntou porque só há um "tipo" de leão, porém muitos "tipos" de gatos, se tanto leões como gatos pertencem ao mesmo gênero Felis?
Ou ainda por que existe um só "tipo" de coiotes e dezenas de "tipos" de cães, se ambos são do mesmo gênero Canis
Cães e gatos são espécies domesticadas, enquanto leões e coiotes vivem livres na natureza.
As espécies na condição selvagem, na natureza, são notavelmente uniformes, enquanto aquelas domesticadas e criadas pelo ser humano mostram imensa diversificação de formas, cores, tamanhos,aptidões, resistência, agilidade, força, capacidade reprodutiva etc. Porque existe essa diferença? A resposta está no tipo de seleção distinta que elas sofrem. Em qualquer população de uma espécie selvagem, os fatores ambientais de seleção natural permanecem os mesmos por longos períodos, agindo uniformente sobre toda a população.
Asim são preservados e mantidos como um tipo padrão, ao longo de muitas gerações, os indivíduos bem adaptados àquele ambiente específico. No caso dos animais domescáveis pelo contrário , o homem seleciona os indivíduos têm mutações ou combinações gênicas favoráveis, do ponto de vista humano, e por meio da consangüinidade obtém linhagens com maior pureza dessas características.
Pela programação dos cruzamentos, escolhendo-se os reprodutores que tenham as características desejadas, é feita portanto uma seleção artificial.
Dessa forma, o homem tem conseguido um grande número de novas raças de cães, gatos, cavalos, pombos etc. O melhor exemplo é o cão, animal associado à espécie humana há milhares de anos, portanto o mais diversificado, já que o mais submetido à seleção artificial. Cada uma das muitas raças de cães é adaptada a determinada função, como pastoreio, guarda,guia, tração e caça. Cães tão diversificados como os que voce vê na imagem acima não são de espécies diferentes, são apenas raças diferentes da mesma espécie, canis familiaris.
A definição da espécie, trata-se de um grupo de organismos que podem se cruzar, ou seja, trocar genes, e ter descendentes férteis. Nesse caso porém, há uma dificuldade. É impossível haver cruzamento entre um cão fila e um pequinês, por probelmas anatômicos, de tamanho e de desenvolvimento embrionário.
Da mesma forma, o cruzamento entre galgo e pinscher não ocorre. Apesar disso fila, pequinês, galgo e pinscher são da mesma espécie. Estaríamos contrariando, aqui, o conceito de espécie? A resposta é simples.
Embora os cruzamentos que citamos não sejam possíveis, muitos outros cruzamentos entre raças diferentes podem ocorrer, produzindo descendência fértil, que chamamos popularmente de vira-latas. Esses híbridos, por sua vez, podem se cruzar com cães de outras raças, com os quais seus ancestrais não podiam se cruzar diretamente.
Dessa forma, acontece um fluxo gênico entre as diferentes raças, mesmo que de modo indireto, já que os híbridos fazem papel de "intermediários" ou "pontes" nessas trocas. Um gene existente num cão fila pode, dessa maneira, ser transmitido a um pequinês.
Apesar de não se cruzarem diretamente, ocorre o fluxo de genes entre eles, são então da mesma espécie. Se várias populações de algumas das atuais raças de cães fossem colocadas num continente isolado e se cruzassem livremente por milhares de anos, sem a interferência do homem, provavelmente se tornariam uma população única, uniforme e padronizada, bem adaptada às condições daquele ambiente, como ocorre com os animais selvagens, como o coiote e o leão.  

domingo, 23 de setembro de 2012

Uma Questão de Base...Família

No Brasil, a ausência dos pais na formação dos filhos é algo recorrente, pois existem muitos educadores inseridos no meio familiar que não são pais biológicos das crianças que estão sob sua responsabilidade, e que observam sempre a formação da criança quanto aos valores, conduta e a evolução do aprendizado, buscando a preservação do clima relacional.

Atualmente, muitos pais se fazem presente por meio de telefonemas no meio da tarde, de bilhetes deixados em lugares estratégicos e de tarefas colaborativas para a dinâmica familiar, porque amor e atenção também são importantes.


O desafio dos pais está na qualidade dessa convivência deixando claro aos filhos limites, valores, evitando que os jovens procurem outros exemplos fora da estrutura familiar, que muitas vezes cheios de carências, poderá apresentar comportamentos negativos como os vícios e o individualismo, a acomodação e no aspecto socioeconômico, a falta das necessidades básica para sobreviver.


Um bom aliado dos pais é a formação escolar, que antes desempenhava uma ação educadora profissional, hoje, é formadora também da consciência cidadã dos jovens e crianças.


A escola é considerada a extensão da família e, trabalhando juntas, as duas instituições desempenham o papel de educadores. É nos dois contextos que se desenvolve a sociabilidade, a afetividade e o bem estar físico dos alunos.
A omissão familiar faz parte da realidade, cujos reflexos estão mais acentuados nas atitudes dos adolescentes, que, sem adequada base familiar, engravidam cedo, sem formação escolar concluída, carregam consigo medos e incertezas, sem oportunidades para o mercado de trabalho, constituem família sem alicerces sólidos.

A família deve ser a principal responsável pela formação do cidadão, servindo de apoio no processo de adaptação e educação, para viver em sociedade.
Uma boa educação no seio familiar, uma boa convivência com os pais, garante uma base sólida e segura para enfrentar as adversidades, bem como adquirir o amadurecimento social.


No entanto, desde o início do processo de industrialização, a sociedade passa por transformações que resultam mudanças na estrutura familiar. Com o ingresso da mulher no mercado de trabalho diminuiu o tempo disponível para o convívio da mãe para com filho, que antigamente, dedicava exclusivamente à formação dos filhos. Essa ausência familiar gera graves conseqüências na formação, dentre elas, o individualismo, o egocentrismo, as vaidades, a acomodação, às diversões eletrônicas, dentre outras, que fragiliza a estrutura familiar.

Conclusão >
Para o bem comum, a estrutura familiar tem que ser algo que as próximas gerações vão revolucionar ou retroceder em alguns aspectos, observando as tendências da constituição da família.(Fonte PDF)

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Receitas Caseiras Para Dormir Melhor...

Você sofre de insônia?

A insônia pode ocorrer em 3 fases distintas do sono. A insônia, que ocorre no começo da noite, sugere um quadro de ansiedade. Em geral, são pessoas que se deitam pensando nos problemas e têm dificuldade para relaxar. Há insônias que se manifestam no meio da noite. Nesse caso a pessoa acorda várias vezes, embora não saiba o motivo. Finalmente, há as pessoas que dormem logo, acordam pouco durante a noite, mas acordam cansadas e antes do horário normal. São aqueles que despertam pela madrugada e ficam rolando na cama até o sol raiar. Uma das causas mais comuns desse tipo de insônia é a depressão.

Quantas horas de sono você necessita?
Existem variações de acordo com a idade e a natureza de cada pessoa, mas de uma maneira geral, podemos nos basear na tabela abaixo:
Recém-nascido 
= aproximadamente 16 horas de sono
De 1 a 3 anos
= 12 a 15 horas de sono
De 3 a 7 anos
= 10 a 11 horas de sono
De 7 a 12 anos
= 9 a 10 horas de sono
Adolescentes 
= 8 a 9 horas de sono
Adultos 
= 7 a 8 horas de sono
Idosos 
= 5 a 7 horas de sono

O que dificulta o sono?

Já tratamos deste tema em outros artigos, mas resumidamente existem várias patologias ou situações que dificultam o sono, por exemplo, a apnéia, a temperatura ambiente, o uso de bebidas alcoólicas e alimentos estimulantes ou com cafeína (café, chocolate, chá-mate ou preto, refrigerantes à base de cola e de guaraná, ginseng), tabagismo, pesadelos, terror noturno (que ocorre em crianças) e ruídos no ambiente.

Receitas caseiras para "pegar no sono"

Existem várias dicas para ajudar a pegar no sono. Aí vão algumas:
Banho morno antes de deitar,Tomar um copo de leite quente antes de dormir (o leite contém triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor associado ao sono),Colocar gotas de lavanda no travesseiro, melhora o sono (os princípios ativos, linalol e o acetato de linalina, penetram no organismo pela respiração, atingem o sistema límbico no cérebro e a corrente sangüínea, relaxando a pessoa e facilitando o sono),
Tomar um chá antes de dormir (como o de melissa, passiflora, valeriana, camomila e tília).
Medicamentos naturais, utilizando ervas medicinais, como a melissa, passiflora, valeriana, camomila e tília também podem ser usadas. Mas não se deve esquecer que seu médico deve ser informado de seu uso, para que não exista uma superposição de medicamentos no receituário médico. Embora sejam vendidos sem receita e não levem a dependência, são igualmente medicamentos e não devem ser usados indiscriminadamente e muito menos em crianças, sem que o pediatra tenha conhecimento.


Orientações para melhorar o sono de seu filho:

    • Uma criança, a partir dos 6-7 meses deve começar a dormir sozinha, sem choro e o sono deve ter uma duração de aproximadamente 11 a12 horas seguidas, sem interrupções.
    • Utilizar um bicho de pelúcia como "amigo acompanhante" (objeto transicional).
    • Dormir em seu próprio berço,
    • Deixar uma luz acesa, para que a criança se localize e não se encontre perdida no meio da noite. Isto é recomendado principalmente para as crianças que sofrem de terror noturno.(Fonte:Comego)

Síndrome do Pânico...


Síndrome do pânico, é uma doença que é responsável por 10% das pessoas que procuram clínicas de emergência cardiológica pensando serem vítimas de ataques cardíacos.


Na verdade, sem qualquer aviso prévio ou estímulo externo, estas pessoas são acometidas de um mal-estar terrível, sentem falta de ar, taquicardia, tremores e tem a nítida impressão de que estão morrendo com um grave problema de coração.

Causada por uma descarga de noradrenalina pelo cérebro, a síndrome do pânico é considerada uma patologia meramente bioquímica.

Sendo assim, tratamentos psicoterápicos são ineficazes.

A única forma de tratar a doença com esta patologia é usando antidepressívos.

Quando foi descrita? A síndrome do pânico foi relatada pela primeira vez em 1870 e já em 1900 Freud já descrevia, mas foi apenas um século depois da primeira citação e foi delimitada em 1980.

De uma maneira geral, as pessoas que sofrem da síndrome são absolutamente normais sob outros aspectos do ponto de vista psiquiátrico e habitualmente bem sucedidas nas suas atividades.

Não existem motivos externos para que a doença se manifeste.

O que existe é uma pré-disposição genética > 40% dos filhos de um  dos pais portadores de pânico também têm pânico.

E 80% dos filhos de um casal com pânico vão ter a patologia. Sintomas > A crise vem acompanhada de sintomas físicos e psíquicos.

Estes são a sensação de morte, de perda de controle e de sentir "doido". 

Trata-se de uma experiência terrível, como descrevem os própios pacientes.

Já os íntomas físicos são as palpitações, taquicardia, falta de ar, tremores, transpirações, e às vezes, necessidade de ir ao banheiro.

Não existe uma periodicidade definida para síndrome do pânico. O tratamento é à base de antidepressívo durante um período aproximado de dois anos.

E tem cura. Num período de quatro a oito semanas de uso dos antidepressívos, as crises desaparecem.

Esta é aprimeira etapa. Depois disso é preciso conservar o medicamento por mais dois anos, e numa terceira etapa, o remédio é retirado gradualmente, habitualmente o tratamento dura dois anos.

Riscos e desespero > Por parecer um mal sem cura, causado principalmente por sinto,mas no coração e desinformação dos médicos e psiquiátras, síndrome do pânico leva freqüentemente ao suicídio ou ao alcoolismo.

Alguns pacientes descobrem que quantidades moderadas de álcool atenuam as crises, e realmente atenuam.

O álcool é um antidepressívo, só que um mau antidepressívo, porque gera conseqüências.

Muitos que recorrem a ele tornam-se alcoólatras.

Grupo de risco > As mulheres são as mais vulneráveis a doença, cerca de 75% dos casos, ainda sem causa definida. a faixa etária mais freqüente é dos 20 aos 35 anos.
As crianças não manifestam a patologia.

É importante conceituar o que é pânico, diferenciado de medo e fobia.

O pânico é um  medo infundado que da repentinamente nas pessoas que se manifesta através de sintomas psíquicos e físicos.
De maneira geral, a fobia significa medo de uma situação específica.(Fonte:PDF)

> Dicionário médico > Síndrome= Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.  

sábado, 15 de setembro de 2012

Água da Chuva...Captação, Aproveitamento

Os problemas de escassez de água e poluição dos mananciais, aliados a má
utilização da água potável que chega até nossas residências, sugerem a procura de
alternativas para a solução desses problemas.


A captação da água da chuva para fins não-potáveis como lavagem de roupas, calçadas,
irrigação e descargas, é uma das possibilidades para amenizar os danos aos mananciais.


Nessa ótica, o presente trabalho objetiva demonstrar o potencial de aproveitamento de
água de chuva para uso residencial .


Tal aproveitamento, evita o uso inadequado da água potável e alerta sobre a possibilidade
da redução de custos nas companhias de abastecimento, garantindo o suprimento
e distribuição de água potável mais barata às residências.


Para esse objetivo, foi calculada a diferença entre as médias anuais das precipitações e das evapotranspirações, encontrando assim o potencial de água de chuva para captação.


O uso de água de chuva contribui para a redução no consumo de água tratada (potável)
para fins não potáveis, otimizando o uso múltiplo de água e contribuindo para a
conservação deste recurso natural.


Numa visão externa, a denominação planeta água é pertinente, pois, 70 porcento da superfície da terra é composta desse elemento, sendo 97,5 por cento salgada,
o que torna muito onerosa a dessanilização para adequá-la ao consumo humano.


Dos 2,5 por cento restantes, 69 por cento concentram-se em geleiras e neves eternas,
30 por cento água subterrânea, 0,7 por cento umidade do solo, ar e solos congelados,
e somente 0,3 por cento estão disponíveis em rios e lagos para consumo humano.


Esses fatos, aliados aos rumos do mundo globalizado, onde a tecnologia se faz presente
nos aspectos mais simples do cotidiano, proporcionando conforto e bem-estar, transforma
a sociedade em essencialmente consumista, ávida por todo tipo de novidade tecnológica.


A resposta dos setores produtivos é a utilização cada vez maior dos recursos naturais de modo desequilibrado, comprometendo o meio ambiente.

Se não bastasse esta cultura consumista, temos o crescimento populacional,que a cada ano aumenta de forma desordenada, resultando no aumento da utilização dos recursos
naturais sem qualquer controle, onde a água é sem dúvida o elemento mais degradado.


Não se consegue imaginar vida sem água, pois utilizamos para beber, para a saúde,
produzir e preparar alimentos entre outros fins tão essenciais para nossa sobrevivência.


A civilização ainda não se conscientizou que dependem extremamente da água e tem
que conservá-la, pois, trata-se de um recurso limitado e vulnerável.


Levando em conta a quantidade de água para consumo humano existente no planeta, nossa cultura consumista e o alto crescimento populacional, poderemos alcançar
um quadro não muito satisfatório, a escassez da água.


Atualmente, em onze países da África e nove do Oriente Médio a escassez é uma realidade, situação não muito diferente se encontra no México, Hungria, Índia,China,
Tailândia e Estados Unidos onde os níveis de água estão abaixo do necessário.(Fonte:PDF)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jornalismo, Cultura...Sensacionalismo

Através das idéias de cultura popular, do que é relevante na notícia, e da forma  como ela é exposta na mídia, podemos obter o significado dos conceitos popular e sensacionalismo, que se confundem dentro do jornalismo.

A base principal para um jornalismo é a notícia relevante ao público. Contudo, para cativar o leitor e conquistar o consumidor, os jornais cada vez mais se transformam  em mercadorias, em todos os lugares, segmentos e especificidades.

A palavra sensacionalismo é geralmente utilizada para certo tipo de postura editorial adotada, regular ou esporadicamente, por determinados meios de comunicação, que se caracteriza pelo exagero, pelo apelo emotivo e pelo uso de imagens fortes na cobertura de um fato jornalístico.

Trata-se de um exagero de fato exibido, com muitas cenas emotivas e de certa forma generalizando o tema abordado.

É uma prática muito usada para ganhar audiência, pois o sensacionalismo normalmente choca, mas atrai os espectadores.

É uma prática que faz parte de um processo histórico-cultural, sendo influenciado por matrizes como a pornografia, o melodrama, o folhetim, o gótico, a literatura do horror, a literatura fantástica e o romance policial.

 A mídia sensacionalista divulga a violência, transformando em bandidos o erro de alguns em troca de audiência. 

No entanto o sensacionalismo pode ser entendido como uma produção noticiosa que vai além do real, e superdimensionando o fato e, por isso, muitas vezes, tem a credibilidade discutível.

O termo popular vem do povo, o u seja, tudo que está ligado a uma pessoa ou algo conhecido, ou tudo que é feito para todos.

Cultura popular ou cultura pop é a cultura vernacular, isto é, do povo que existe em uma determinada sociedade.

O conteúdo da cultura popular é formado pelo elemento folclórico. Inclusivamente, no mundo pré, industrial, a cultura da massa como hoje é estendida não existia, existindo, no entanto, uma cultura coletiva, hoje chamada popular.

Esta camada de cultura ainda persiste na nossa sociedade, seja, por exemplo, em forma de anedótas ou de calão, seja em brincadeiras ou práticas variadas.

Assim, o sensacionalismo refere-se ao escândalo, ao espetacular, a pessoa que visa causar sensação na literatura e/ou na manifestação prática.

O termo cultura popular está longe de ser um conceito bem definido pelas Ciências Humanas ou pela Antropologia Social.

Um grande número de autores identifica cultura popular como um conjunto de objetos, práticas e concepções religiosas ou estéticas consideradas tradicionais.

Ou seja, o folclore.

Por outro lado, pesquisadores mais sofisticados concebem essas manifestações culturais tradicionais como resíduo da cultura culta, de outras épocas(às vezes de outros lugares), filtrada ao longo do tempo pelas sucessivas camadas da estratificação social.(Fonte-CA Berthier-PDF)



Curiosidade

Os jornais populares mostram a face de um jornalismo do cotidiano, pois o formato dos jornais populares favorece a leitura, esteja o leitor sentado no banco da praça ou em pé, no ponto de ônibus. Já os jornais tradicionais, com quase o dobro do tamanho, não permitem essa versatilidade.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Viagem no Tempo...é Possível?



A quarta dimensão:

Primeiro você precisa aceitar que o tempo é uma dimensão, assim como o comprimento, a profundidade e a altura. O exemplo usado por Hawking é um percurso de carro. Se você vai para frente você se move em uma dimensão. Se você vira para a esquerda ou direita, você se move em outra. A terceira é se você sobe ou desce algum relevo. E a quarta é o tempo que você leva para fazer isso.

Nos filmes normalmente vemos uma enorme máquina que cria uma brecha na quarta dimensão e nos permite viajar para o futuro ou para o passado. Embora a questão da máquina seja ficcional, o conceito pode ser até “praticável”.

As leis da física permitem a noção de viagens no tempo, através do que conhecemos como “buracos de minhoca”. Para Hawking, os buracos de minhoca estão ao nosso redor, só que eles são muito pequenos para serem vistos. Segundo ele nada que conhecemos é liso e completamente sólido – tudo tem pequenos buracos e rugas e isso quer dizer que o tempo, como a quarta dimensão, também teria imperfeições que poderiam ser aproveitadas para viagens no tempo. Isso se conseguíssemos encontrá-las.

Vapor quântico e pequenos buracos de minhoca:

Em escalas minúsculas – menores ainda do que a escala atômica – a matéria “vira” o que é chamado pelos físicos de vapor quântico. É lá que os buracos de minhoca de que falamos antes existem. Pequenos túneis que se abrem e se fecham de forma aleatória que podem levar a dois lugares diferentes no tempo.

Apesar de ser uma estrutura minúscula, Hawking acredita que seja possível pegar um buraco de minhoca e esticá-lo, deixando-o grande o suficiente para que uma pessoa passe por ele. Teoricamente eles poderiam nos levar para outros lugares no tempo. No entanto, como há paradoxos estranhos, envolvendo viagens ao passado (por exemplo, se você viaja ao passado e impede que seus pais se conheçam, como você nasceria para impedi-los de se conhecerem em algum lugar no futuro?), cientistas acham que apenas a viagem ao futuro seria possível.

O tempo como um rio corrente:

Hawking acha que, talvez, a radiação pudesse inutilizar buracos de minhoca que cientistas esticassem para que as pessoas viajassem no tempo. No entanto, ele tem outra solução: navegar o rio das variáveis do tempo.

Para ele, o tempo flui como um rio e nós somos carregados pela corrente. Mas, como um rio, há lugares em que a correnteza é mais rápida ou mais lenta – e essa seria a chave para viagens ao futuro.

Albert Einstein propôs essa idéia cem anos atrás e, segundo Hawking, ele estava absolutamente certo. A prova pode ser encontrada em satélites que possuem relógios internos. Quando saem da Terra eles estão certos, mas os cientistas percebem que eles ficam adiantados no espaço porque o tempo fora do planeta seria mais rápido.


Einstein acredita que a matéria faz com que o tempo se arraste, por isso, no planeta, o tempo correria mais lentamente.(Fonte-MSNBC)

O físico britânico Stephen Hawking, em um artigo, mostrou não apenas uma, mas três formas de viajar no tempo que ele considera possíveis.

> Se voce tivesse a oportunidade de viajar no tempo, qual seria sua opção, Passado ou Futuro?
 - Levando em conta, que a volta seria impossível.....

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O Golpe Militar...de 1964

O Golpe Militar de 1964 designa o conjunto dos eventos de 31 de março de 1964, ocorridos no
Brasil, e que culminaram em um golpe de estado (atualmente, alguns historiadores afirmam ter sido
um golpe civil-militar) que interrompeu o governo do presidente João Belchior Marques Goulart,
também conhecido como Jango, que havia sido democraticamente eleito vice-presidente, pelo PTB
(Partido Trabalhista Brasileiro) – nas mesmas eleições que conduziram Jânio da Silva Quadros à
presidência pela UDN (União Democrática Nacional) – Jânio renunciou o mandato no mesmo ano
de sua posse (1961), João Goulart, que deveria assumir a presidência, segundo a Constituição
vigente à época, promulgada em 1946, estava em viagem diplomática na República Popular da
China. Militantes de direita acusaram Jango, como era conhecido, de ser comunista e o impediram
de assumir à presidência no regime presidencialista.


É feito um acordo político e o Parlamento brasileiro cria o regime parlamentarista, sendo João Goulart chefe de Estado.

Em 1963 em plebiscito o povo brasileiro votou pela volta do regime presidencialista, e João Goulart finalmente assume a presidência da república com amplos poderes.
O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a uma ditadura militar que durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde o golpe de 1964, Tancredo Neves.

Alguns, entretanto, consideram-no um movimento político de duplo escopo, surgido do temor do
expansionismo comunista (Chamado perigo vermelho) e do desejo de desenvolvimento nacional,
que administrou o país através de uma ditadura e que, por um lado, teria impedido a implantação de
um regime totalitário de esquerda e, por outro, seria responsável pelo Brasil ter se tornado uma das
maiores economias do mundo, embora, aos custos da contração de uma grande dívida externa.

Os patrocinadores do movimento que resultou na implantação da ditadura militar a partir de 1964
no Brasil afirmavam que o processo seria uma revolução.

Tal visão é derivada do fato de que existiam alguns indícios de uma conspiração para transformar o Brasil numa ditadura socialista - similar a Cuba.

 Portanto, alguns segmentos ainda adotam a denominação de revolução, ou contragolpe,
em referência ao movimento que resultou na tomada de poder em 1964.


Parte desta mesma visão a referência ao Golpe Militar de 1964 como Revolução Redentora que
teria sido um movimento político desenvolvimentista patrocinado pela classe média e pelo alto
oficialato das forças armadas brasileiras.


O ideal revolucionário, segundo alguns, precederia o Golpe Militar de 1964 e através deste teria se
tornado uma ação concreta.

Seria essencialmente um projeto econômico-social derivado da campanha brasileira na Segunda Guerra Mundial.
Afirmam ainda que a chamada "Revolução"seria a responsável por elevar o Brasil à condição de grande economia, promovendo o chamado Milagre Brasileiro.(Fonte:PDF)
 

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Possíveis Origens dos Indígenas nas Américas...

Quando e de onde vieram os primeiros habitantes do continente americano?
A resposta não é tão simples.
Cientistas e pesquisadores arqueológicos estão até hoje buscando uma resposta convincente e comprovada.
Inúmeras pesquisas já foram realizadas, mas os estudiosos não chegaram a um acordo.
O único ponto em que não há discordância é de que o homem americano não é originário
das Américas.
E, nesse sentido, existem algumas teorias.
A mais aceita entre os estudiosos é a que propõe que a América teria sido povoada por três ondas migratórias, todas vindas da Ásia, entre 10 a 15 mil anos atrás, que seriam:
1. Na primeira migração, povos do nordeste asiático(norte da China, Coréia, Japão) atravessaram o estreito de Bering numa época de congela-mento da região (glaciação) que uniu a Sibéria (Ásia) ao Alasca.
Essa migração teria dado origem a todas as tribos indígenas da América do Sul, Central e
grande parte daquelas da América do Norte.
2. A segunda migração deu origem às tribos nômades da região noroeste da América do Norte.
3. A terceira migração teria originado os povos esquimós que habitam a região ártica do Pólo Norte.
Já outras teorias levantam a hipótese de que mais duas correntes migratórias teriam povoado as Américas: uma, de antigos navegadores provenientes dos arquipélagos da
Melanésia e Polinésia, no Oceano Pacífico, chegando até a América do Sul; a outra, que pode ter vindo da Austrália e ter atingido a América na região da Antártida
Pesquisas mais recentes levantaram outra possibilidade: de que um grupo teria se deslocado da África para a Ásia e daí para a América, por volta de 15 mil anos atrás, tendo assim características negróides.
Quanto à época, não há nenhuma concordância.
A idade dos fósseis humanos mais antigos encontrados na América varia entre 12 a 15 mil
anos atrás.
No entanto, a arqueóloga brasileira Niéde Guidon afirma ter datado restos de fogueiras
humanas com mais de 35 mil anos no estado do Piauí.
Mas grande parte da comunidade científica e arqueológica norteamericana não aceita essa
hipótese por não haver comprovação de fósseis humanos.
Você pode estar se perguntando: mas afinal de contas, entre tantas teorias, qual é a mais verdadeira?
As pesquisas científicas arqueológicas procuram confirmar suas teorias, e as que relatamos acima são as mais aceitas, porém ainda estão sendo comprovadas.
No entanto, uma coisa é certa:somente essas diferentes migrações e povos podem explicar
a enorme diversidade de culturas indígenas que dominavam o continente americano, dos
Esquimós aos Maias, até os grupos do Brasil.
Enquanto uns povos eram nômades e viviam somente da caça e da coleta, outros já praticavam agricultura avançada e faziam grandes construções, como os Maias, Olmecas,
Astecas e Incas.
A cada dia, contudo, novas pesquisas nos trazem mais achados e perguntas.
E isso é o marco da ciência: uma teoria pode ser substituída por outra mais fundamentada.
Nada é para sempre.(Fonte:PDF)