quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Síndrome do Pânico...


Síndrome do pânico, é uma doença que é responsável por 10% das pessoas que procuram clínicas de emergência cardiológica pensando serem vítimas de ataques cardíacos.


Na verdade, sem qualquer aviso prévio ou estímulo externo, estas pessoas são acometidas de um mal-estar terrível, sentem falta de ar, taquicardia, tremores e tem a nítida impressão de que estão morrendo com um grave problema de coração.

Causada por uma descarga de noradrenalina pelo cérebro, a síndrome do pânico é considerada uma patologia meramente bioquímica.

Sendo assim, tratamentos psicoterápicos são ineficazes.

A única forma de tratar a doença com esta patologia é usando antidepressívos.

Quando foi descrita? A síndrome do pânico foi relatada pela primeira vez em 1870 e já em 1900 Freud já descrevia, mas foi apenas um século depois da primeira citação e foi delimitada em 1980.

De uma maneira geral, as pessoas que sofrem da síndrome são absolutamente normais sob outros aspectos do ponto de vista psiquiátrico e habitualmente bem sucedidas nas suas atividades.

Não existem motivos externos para que a doença se manifeste.

O que existe é uma pré-disposição genética > 40% dos filhos de um  dos pais portadores de pânico também têm pânico.

E 80% dos filhos de um casal com pânico vão ter a patologia. Sintomas > A crise vem acompanhada de sintomas físicos e psíquicos.

Estes são a sensação de morte, de perda de controle e de sentir "doido". 

Trata-se de uma experiência terrível, como descrevem os própios pacientes.

Já os íntomas físicos são as palpitações, taquicardia, falta de ar, tremores, transpirações, e às vezes, necessidade de ir ao banheiro.

Não existe uma periodicidade definida para síndrome do pânico. O tratamento é à base de antidepressívo durante um período aproximado de dois anos.

E tem cura. Num período de quatro a oito semanas de uso dos antidepressívos, as crises desaparecem.

Esta é aprimeira etapa. Depois disso é preciso conservar o medicamento por mais dois anos, e numa terceira etapa, o remédio é retirado gradualmente, habitualmente o tratamento dura dois anos.

Riscos e desespero > Por parecer um mal sem cura, causado principalmente por sinto,mas no coração e desinformação dos médicos e psiquiátras, síndrome do pânico leva freqüentemente ao suicídio ou ao alcoolismo.

Alguns pacientes descobrem que quantidades moderadas de álcool atenuam as crises, e realmente atenuam.

O álcool é um antidepressívo, só que um mau antidepressívo, porque gera conseqüências.

Muitos que recorrem a ele tornam-se alcoólatras.

Grupo de risco > As mulheres são as mais vulneráveis a doença, cerca de 75% dos casos, ainda sem causa definida. a faixa etária mais freqüente é dos 20 aos 35 anos.
As crianças não manifestam a patologia.

É importante conceituar o que é pânico, diferenciado de medo e fobia.

O pânico é um  medo infundado que da repentinamente nas pessoas que se manifesta através de sintomas psíquicos e físicos.
De maneira geral, a fobia significa medo de uma situação específica.(Fonte:PDF)

> Dicionário médico > Síndrome= Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário