sábado, 29 de setembro de 2012

Natação...Seus Benefícios

A natação é um dos desportos mais completos e acessível a todo o gênero de pessoas, bebês, grávidas e idosos podem tirar vantagem desta modadlidade aeróbica, de reduzido impacto para os ossos.
Normalmente, existem programas de trabalho dirigido a diferentes faixas etárias, condições dos canditatos e grau de habilidade.
Pode ser encarada como um desporto de competição, um expediente associado a algum tipo de terapia ou apenas como uma forma de aplacar as tensões diárias. 
É ótima para vencer o sedentarismo. a água "matéria prima" da natação, detém características relaxantes e fautoriza as funções orgânicas, sendo desprovida de efeitos agressivos.
Assim, qualquer que seja as circunstâncias, idade, sexo ou profissão, salvo em situações de desaconselhamento médico, toda a gente pode praticar natação, com grandes benefícios  para a saúde entendida como um total bem estar.
A natação diminui o risco de incidência de doença cardiovascular.
De fato, as braçadas vão tornando o coração mais forte, favorecendo a formação de músculo, ao mesmo tempo que eliminam a gordura em torno do orgão vital, de modo que este adquire a capacidade de bombear mais sangue para todo o corpo.
Paralelamente, esta atividade física reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
A natação também fortalece os músculos da parede toráxica, o que permite a elasticidade dos pulmões e lhe aporta maior quantidade de oxigênio.
Isto faz com que se experimente uma melhoria no processo respiratório.
As articulações são, igualment, beneficiadas.
Aumentando de tamanho, os músculos resguardam com eficácia superior tendões e ligamentos.
A natação leva ainda ao exercício de todads as articulações, potencia a sua agilidade e promove a lubrificação destas, contribuindo para o alívio das dores resultantes das artroses.
Patologias como a fibromialgia(é uma síndrome dolorosa não inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, cansaço e dor em pontos dolorosos específicos...) têm na natação uma calma dos sintomas dolorosos, à semelhança de outras que impliquem padecimentos relacionados com a dor.
Outro dos proveitos da natação diz respeito ao aumento da auto estima.
Os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são, em geral, mais independentes.
Para além disso, a água propicía uma liberdade de movimentos não equiparável a outras atividade "secas".
O lúdico constitui um importante coadjutor do relaxamento mental.
Outros dos aspectos da natação que interessa bastante é o retardamento das consequências do envelhecimento, que em termos físicos, quer psicológicos.
Diversas pesquisas certificam que uma  pessoa que faz exercício com regularidade tem maior aptidão física do que outra vinte anos mais nova que não pratique qualquer desporto.(Fonte:PDF)

Um comentário:

  1. Com certeza, amigo, a natação é um ótimo exercício físico. Estar em contato com a água, além do aspecto lúdico, também há que se ressaltar o seu aspecto energético do qual nos beneficiamos, já que nosso corpo é constituído de cerca de 70% de água. Abraço!

    ResponderExcluir