quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jornalismo, Cultura...Sensacionalismo

Através das idéias de cultura popular, do que é relevante na notícia, e da forma  como ela é exposta na mídia, podemos obter o significado dos conceitos popular e sensacionalismo, que se confundem dentro do jornalismo.

A base principal para um jornalismo é a notícia relevante ao público. Contudo, para cativar o leitor e conquistar o consumidor, os jornais cada vez mais se transformam  em mercadorias, em todos os lugares, segmentos e especificidades.

A palavra sensacionalismo é geralmente utilizada para certo tipo de postura editorial adotada, regular ou esporadicamente, por determinados meios de comunicação, que se caracteriza pelo exagero, pelo apelo emotivo e pelo uso de imagens fortes na cobertura de um fato jornalístico.

Trata-se de um exagero de fato exibido, com muitas cenas emotivas e de certa forma generalizando o tema abordado.

É uma prática muito usada para ganhar audiência, pois o sensacionalismo normalmente choca, mas atrai os espectadores.

É uma prática que faz parte de um processo histórico-cultural, sendo influenciado por matrizes como a pornografia, o melodrama, o folhetim, o gótico, a literatura do horror, a literatura fantástica e o romance policial.

 A mídia sensacionalista divulga a violência, transformando em bandidos o erro de alguns em troca de audiência. 

No entanto o sensacionalismo pode ser entendido como uma produção noticiosa que vai além do real, e superdimensionando o fato e, por isso, muitas vezes, tem a credibilidade discutível.

O termo popular vem do povo, o u seja, tudo que está ligado a uma pessoa ou algo conhecido, ou tudo que é feito para todos.

Cultura popular ou cultura pop é a cultura vernacular, isto é, do povo que existe em uma determinada sociedade.

O conteúdo da cultura popular é formado pelo elemento folclórico. Inclusivamente, no mundo pré, industrial, a cultura da massa como hoje é estendida não existia, existindo, no entanto, uma cultura coletiva, hoje chamada popular.

Esta camada de cultura ainda persiste na nossa sociedade, seja, por exemplo, em forma de anedótas ou de calão, seja em brincadeiras ou práticas variadas.

Assim, o sensacionalismo refere-se ao escândalo, ao espetacular, a pessoa que visa causar sensação na literatura e/ou na manifestação prática.

O termo cultura popular está longe de ser um conceito bem definido pelas Ciências Humanas ou pela Antropologia Social.

Um grande número de autores identifica cultura popular como um conjunto de objetos, práticas e concepções religiosas ou estéticas consideradas tradicionais.

Ou seja, o folclore.

Por outro lado, pesquisadores mais sofisticados concebem essas manifestações culturais tradicionais como resíduo da cultura culta, de outras épocas(às vezes de outros lugares), filtrada ao longo do tempo pelas sucessivas camadas da estratificação social.(Fonte-CA Berthier-PDF)



Curiosidade

Os jornais populares mostram a face de um jornalismo do cotidiano, pois o formato dos jornais populares favorece a leitura, esteja o leitor sentado no banco da praça ou em pé, no ponto de ônibus. Já os jornais tradicionais, com quase o dobro do tamanho, não permitem essa versatilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário