quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Terrorismo...No Mundo

O terrorismo é um método que consiste no uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida através de um ataque a um governo ou à população que o legitimou, de modo a que os estragos psicológicos ultrapassem largamente o círculo das vítimas.

O terrorismo tem sido registrado na História pelo menos desde a época dos antigos gregos.

Antes do século XIX os terroristas poupavam os inocentes não envolvidos no conflito. Por exemplo, na Rússia quando os radicais tentavam depor o Czar Alexandre II, cancelaram várias ações porque iriam ferir mulheres, crianças, velhos ou outros inocentes.

Nos últimos dois séculos, entretanto, enquanto os Estados foram ficando cada vez mais democráticos, a morte de apenas um líder político não causava as mudanças políticas desejadas, de modo que os terroristas passaram a usar métodos mais indiretos para causar ansiedade e perda de confiança no governo.

É frequente que ocorra quando e onde é menos esperado. 

Ataques terroristas podem desencadear transições súbitas para conflito ou guerra.

O terrorismo indiscriminado ou aleatório acontece sem um alvo estabelecido previamente.

Este visa a propagação do medo geral na população, visa cansar a retaguarda, vencer por um sentimento geral de instabilidade.

Exemplos: A Colocação de bombas em cafés, parques de estacionamento, metrô.

O terrorismo seletivo visa atingir diretamente um indivíduo.

Seletivo significa que visa um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efetuar o ato.

Visa a chantagem, vingança ou eliminação de um obstáculo.

Considera-se terrorismo porque tem efeitos camuflados, colaterais e efeitos políticos.

 Existem várias organizações terroristas tais como, o Ku Klux Klan, a ETA, a Al Qaeda, o IRA, a Frente de Libertação Islâmica, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o Exército de Libertação Nacional na Colômbia, o Grupo Combatente Islâmico Marroquino, os Separatistas Chechenos, a Brigada dos Mártires Al Aqsa, o Hezbollah.(Fonte:PDF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário