domingo, 5 de agosto de 2012

FMI...Quem Paga a Conta?

Ao mesmo tempo em que aperta o cinto dos trabalhadores, os governos seguem drenando o dinheiro público para alimentar a vampiragem da moderna classe capitalista, o capital financeiro.

O FMI anunciou em abril mais US$ 430 bilhões para financiar os bancos e monopólios europeus em crise. Esses 430 bilhões sairão evidentemente dos governos e, consequentemente, dos povos que pagam impostos. Os EUA não se comprometeram com nenhum centavo, mas o Fundo quer que o Brasil entre com 10 bilhões de euros. Em 2009, o Brasil tirou da Saúde e da Educação do nosso povo US$ 10 bilhões que enviou generosamente para a Europa. A crise se aprofundou e, agora, querem mais dinheiro do nosso país, na base do “Deus lhe pague!”.

No total, do final do ano passado até abril de 2012, foram quase 1,5 trilhão de euros para financiar a banca.

Mas isso não é nada. De acordo com o FMI, a conta do total de crédito que os governos terão que garantir para evitar a falência do sistema financeiro na Europa pode ultrapassar a US$ 2,6 trilhões até 2013. Uma cifra espantosa, mas ainda menor que a que foi utilizada pelo governo dos Estados Unidos para salvar sua classe capitalista: 16 trilhões de dólares.

De onde vem esse dinheiro, senão dos impostos pagos pelos trabalhadores?

Vejamos o exemplo da Grécia. O governo deste país em troca das medidas draconianas contra seu povo recebeu um empréstimo de 130 bilhões de euros. No entanto, esses 130 bilhões ficaram sob controle do FMI para assegurar que serão gastos exclusivamente com o pagamento da dívida da Grécia. A Espanha, no mesmo dia que doou 66 bilhões de euros para o Fundo, adotou um ajuste fiscal no valor de 27 bilhões de euros, composto por aumento dos impostos e cortes nos gastos sociais.

A justificativa para essa política é sempre obter a confiança do chamado “mercado”, isto é, do capital financeiro que, como definiu Lênin, significa a fusão do capital bancário com o capital industrial, e não simplesmente, como apresenta a moderna social democracia, o capital bancário.

Em resumo, os governos capitalistas fazem opção em favor do capital em vez do emprego, da salvação de bancos e monopólios em vez da Saúde e da Educação e do bem-estar do povo.

Fica, portanto, evidente, a total impossibilidade de se alcançar a igualdade social, o fim do desemprego e da pobreza enquanto o controle da economia estiver nas mãos de um punhado de ricos. Provas: 1 bilhão de pessoas famintas, quase 300 milhões de desempregados, as guerras constantes e o empobrecimento da população, enquanto, um reduzido grupo de pessoas que forma a classe rica vive na fartura e no esbanjamento.(Fonte:A Verdade).

Um comentário:

  1. Mauro que blog bacana! repleto de cultura, informação e historia. Um blog de conteúdo. Gostei muito.
    Sabe que olhando o seu post sobre os homens de Neanderthal me lembrei de uma época em que eu estudava profundamente a humanidade. E comecei lá de trás. Já madura, com uma outra visão do mundo, da vida. E vi tudo de uma forma realmente diferente. Eu já fui militante política e idealista furiosa, na mocidade; brigava com todos pelas minhas idéias na Universidade. Mas as decepções foram tantas que me afastei de tudo isso. E aí, nesta minha pesquisa sobre os seres humanos foi onde descobri que o mundo sempre funcionou assim, nunca mudou, e creio hoje, que, aqui nesta dimensão, jamais mudará. A corrupção, a vaidade, o orgulho, o ego dos poderosos, é algo que está muito longe de ser transformado por aqui. Hoje procuro fazer de tudo para evoluir a minha consciência, melhorar a mim mesma como ser humano, e procuro olhar por aqueles que estão ao meu redor, bem perto de mim e que precisam de auxílio humanitário. É onde eu realmente posso contribuir para melhorar um pouco esse mundo caótico em que vivemos. Embora pareça pouco, eu faço a minha pequena parte. Os políticos e poderosos jamais mudarão. Na história de todas as civilizações sempre foi assim, e assim será.
    Me perdoe a carta, mas adoro filosofar.
    Vou voltar para ler mais textos seus. Voce escreve muito bem. É jornalista? adorei o seu blog!
    Um beijo com carinho! foi muito bom te encontrar, num Universo imenso como a blogosfera, gosto de encontrar pessoas com conteúdo.

    ResponderExcluir