quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Comunicação...Evolução ou Regressão?

No início dos tempos, o homem se comunicava através de gestos, sinais gravados em pedras e sinais de fumaça. Era uma comunicação eficiente, porém, demorada, que demandava certo tempo para se obter a resposta esperada.

Com a evolução humana, obtivemos duas das maiores heranças que nossos ancestrais poderiam ter nos deixado: a capacidade de se comunicar através da escrita e da fala.

A partir desta evolução, o homem aprimorou sua comunicação e estreitou seus relacionamentos, conseguindo desta maneira, expressar sentimentos de maneira mais “humana”.

Se comunicar com um parente distante passou a ser possível através de cartas, em seguida através do telegrafo e posteriormente através do telefone. Junto com essa evolução do processo de comunicação veio também a agilidade e as distâncias passaram a encurtar.

Mas como o processo de evolução é contínuo, a evolução nos trouxe também a internet e o e-mail. Ferramentas fantásticas que encurtou ainda mais as distâncias e agilizou a comunicação entre as pessoas, não importando se estão separadas por milhares de quilômetros ou até mesmo por oceanos.

Problemas que antes eram resolvidos através de visitas e reuniões passaram a ser resolvidos através de troca de e-mails, MSN ou pelo Skype.

Para aquelas pessoas sem tempo, a internet trouxe a facilidade de estudar em casa através do ensino à distância. Toda essa evolução trouxe sem dúvidas inúmeros benefícios à sociedade além dos já citados anteriormente. Mas como tudo na vida possui dois lados, esta evolução nos trouxe pontos positivos e pontos negativos.

Com o surgimento do e-mail e da internet, os relacionamentos se limitaram a uma tela de computador, não existe mais aquela conversa olho no olho, o contato com o outro ser humano, um belo aperto de mão para selar uma parceria.

Nossa sociedade está se isolando cada vez mais dentro de suas casas e se relacionando pelos computadores. Os colegas de trabalho desejam feliz aniversário através de trocas de e-mails. Cônjuges resolvem os problemas de casa se falando pelo MSN.

Chamo a atenção para um dos principais conceitos que a sociedade possui para alcançar seus objetivos: o trabalho em equipe. Relacionamento, comunicação entre seus colaboradores. Esse é um dos principais conceitos para que uma organização obtenha sucesso.

Tanto a sociedade quanto as organizações precisam encontrar um meio de equilibrar o uso destas ferramentas fantásticas de comunicação sem perder o contato humano para desta maneira, conseguir atingir seus objetivos de maneira saudável.(Fonte:BlogTech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário