terça-feira, 3 de julho de 2012

Certeza e Acaso...

Podemos considerar que muitos eventos, em nosso dia-a-dia, com certeza ocorrerão.
O sol nasce e se põe todos os dias, ocorrem movimentos de marés, que dependem das fases da lua, uma caneta que soltamos a certa altura cai no chão, nos rios a água sempre flui da nascente para a foz.

Nem tudo em nossa vida, no entanto, é certeza absoluta. Pode-se dizer, na verdade, que a incerteza está muito mais presente do que as certezas absolutas.
São 7h30min da manhã. Tomo um ônibus para ir ao trabalho.
Tenho chegado às 7h50min, quando nada atrapalha.
Minha chegada ao trabalho na hora certa, hoje, depende de uma série de fatores que estão fora do meu controle.

Por exemplo, o humor do motorista, que naquele dia pode ter acordado com dor de estômago, um caminhão de lixo que está bloqueando a passagem numa rua estreita, um atropelamento na avenida, vários sinais vermelhos, nas esquinas, e assim por diante. Esses numerosos fatores que não estão sob nosso controle são chamados de acaso.
É fácil concluir, portanto, que não podemos ter certeza absoluta sobre eventos que dependem do acaso, os chamados eventos aleatórios.

Embora a ocorrência de um evento aleatório não possa ser "adivinhada" com segurança absoluta, pode-se fazer sobre ele alguma previsão, usando o conceito de probabilidade.
Ex >  Imagine que voce esteja para jogar um dado e precise de um 6 para ganhar a partida. É possível que saia o 6? Sim. É certeza que irá sair o 6? Não. Será que é possível quantificar, dar um valor à possibilidade de sair o 6? Sim.
O dado tem seis faces  > 1,2,3,4,5 e 6. Intuitivamente, aceitamos que qualquer uma das faces tem a mesma chance de aparecer do que as outras. O 6 é uma entre seis possibilidades.
Um estatístico diria > " a probabilidade de sair o 6, em qualquer jogada, é de 1/6".

Dessa forma, estamos substituindo nossa ignorância absoluta sobre um evento aleatório por certo conhecimento, mesmo que parcial.
Ex > Compro um bilhete de loteria. Sei que foram impressos 100 000 bilhetes. Qual é a probabilidade de eu ganhar na loteria, supondo-se que ela seja "honesta"?
E se eu comprasse três bilhetes, em vez de um, minhas chances melhorariam?
A noção de probabilidade permite-me avaliar, quantitativamente, minhas chances de ser bem-sucedido.
O cálculo da probabilidade de um evento aleatório nem sempre é tão fácil de obter.

A probabilidade de chuva sobre uma região, em determinado dia, pode ser avaliada pelos meteorologistas, que dispõem de dados diversos, alguns fornecidos por satélites, como frentes frias e umidade do ar, e são treinados para interpretá-los.
Quanto mais dados eles tiverem, mais precisa será a previsão.
Mesmo assim, sabemos, por experiência própria, que eles nem sempre acertam!
Em genética, muitos tipos de gameta são produzidos pelos indivíduos.
Dos encontros entre esses gametas, que dependem de fatores casuais, nascerão indivíduos deste ou daquele fenótipo.
Sabendo um pouco sobre a probabilidade, podemos fazer previsões a respeito do que pode acontecer nas diversas gerações.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário