sábado, 2 de junho de 2012

Os Atributos de...Uma População

Para entender os mecanismos que controlam o tamanho de uma população, é presciso conceituar algumas de suas caracteristicas.

- Densidade

É o número de indivíduos numa unidade de área ou de volume.

Pode-se dizer, por exemplo, que a densidade da população de pinheiros de uma floresta é de 950 árvores por hectare, ou ainda que a densidade da população de trutas de um riacho é de 2 peixes por metro cúbico.

A densidade da população depende das taxas de nascimento e de morte, bem como a entrada e saída dos indivíduos da comunidade (imigração e emigração).

- Taxa de natalidade

A capacidade reprodutiva de alguns organismos é muito alta, os peixes põem milhões de ovos por vez, uma única ostra lança no mar cerca de 1 milhão de ovos a cada estação.

No entanto, mamíferos de grande porte, como os rinocerontes, têm capacidade reprodutora muito baixa, já que seu tempo de gestação e amamentação é longo.

-Taxa de mortalidade

A taxa de mortalidade geralmente é alta em populações naturais, por causa de vários fatores, como doenças, falta de alimento e predação.

Um estudo sobre os pardais da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, mostrou que de 100 ovos postos, somente 74 eclodem.

Apenas 52 filhotes deixam o ninho e, desses, 42 morrem no primeiro ano, sobrando 10.

Na estação seguinte, reproduzem-se apenas 6 das 10 aves que haviam sobrado.

- Taxas de imigração e emigração

Imigrar é entrar numa comunidade, emigrar é sair dela.

Pra os lemingues, pequenos roedores da Escandinávia, por exemplo, a emigração é um fator importante no equilíbrio da população.

Os lemingues, aparentemente, migram duas vezes ao ano, uma na primavera, outra no outono.

Suas migrações não apenas dispersam a espécie, mas também permitem que os animais ocupem hábitats mais adequados a cada estação do ano.

Curiosidade

'Suicídio" de lemingues?

Acreditava-se, antigamente, que os lemingues(roedores), quando migravam, corriam cegamente até obstáculos como rios, lagoas ou fiordes e mergulhavam na água, morrendo afogados, numa espécie de suicídio provocado pelo estresse da superpopulação.

Isso parece não não ser verdade.

Normalmente, os lemingues evitam nadar, e só o fazem quando a margem oposta está vizível.

Acontece, porém, de os lemingues entrarem na água, se cansarem ao nadar, principalmente se a água do mar estiver agitada e com ondas, e acabarem por morrer afogados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário