segunda-feira, 19 de março de 2012

Dinossauros com Penas...Pássaros?

Dois novos animais pré-hitóricos descobertos na China dão mais suporte à hipótese de que aves e dinossauros são realmente parentes próximos. 

Um deles, que ganhou dos pequisadores o nome de Microraptor zhaoianus(Foto), é o fóssil de um dinossauro de 124 milhões de anos, não só com o tamanho de um passarinho, mas com algumas das características de aves, como garras para se prender em galhos e um revestimento externo muito parecido com penas. 

Já o outro bicho é mais claramente um pássaro.
 Batizado Protopteryx fengningensis, ele tem estruturas que deixam no meio do caminho entre as escamas dos répteis e as penas das aves.

 Até agora todos os outros dinos dessa subordem eram maiores que o famoso Archaeopteryx, um bicho com penas considerado o pássaro mais primitivo, que viveu há aproximadamente 145 - 150 milhões de anos.

 O Microraptor pode representar o dinossauro mais parecido com pássaro já encontrado. A visão tradicional difunde a idéia de que todos os dinossauros são animais que viveram no solo, mas a descoberta sugere que alguns poderiam viver em árvores.

  >O Microraptor prova que o vôo das aves surgiu das árvores para o chão, e não do solo para o ar.

Curiosidade

>O Archaeopteryx tinha dentes, garras e uma longa cauda óssea, características dos répteis. Por outro lado, possuia asas e penas, exatamente como uma ave moderna.






4 comentários:

  1. Quando eu começar a estudar História analisarei mais informações, pois parece interessante...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, Clederson, é um conhecimento necessário, para o nosso banco de dados.Agradeço, Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela força meu amigo, sua gentileza me deixou muito feliz, muito interessante este post, dinossauros sempre nos deixam curiosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A necessidade de informações, para obtermos um melhor seguimento, buscamos no passado distante ou mais recente, essa curiosidade citada por voce, fica muito evidente em nós seres humanos, principalmente quando se trata, desses magníficos seres. Abraços!

      Excluir