sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Os Índios Brasileiros e Sua História

A origem dos índios  brasileiros ainda é um mistério para os (estudiosos).

A teoria de que vieram pelo estreito de Bering continua sendo a mais aceita, apesar de já existirem muitas discordâncias.

Com a chegada dos portugueses às terras brasileiras, os nativos pareciam nada menos que exóticos aos olhos de seu invasor,que assustou-se com os costumes bárbaros daquele povo que andava nú sem pudor e desconhecia a maior instituição européia até então: A igreja católica.

Após 500 e tantos anos de convivência conflituosa, a figura do índio ainda parece distante da realidade do país.

Viu suas terras serem tomadas, dirigiu-se para as grandes metrópoles e vive hoje a realidade marginal de milhares de pessoas.

Episódios como o do índio pataxó Galdino Jesus, queimado vivo por jovens brasilienses, insistem em alongar a extensa lista de atos desrespeitosos direcionados às comunidades indígenas.

Dizimados aos montes também no passado, poucos restaram para contar e perpetuar a nebulosa e fantástica história desse povo.

Atualmente, a FUNAI (Fonte - Fundação Nacional do Índio) luta junto ao Congresso Nacional para que os direitos dos índios sejam colocados em prática.

A demarcação das terras indígenas tomadas pelos colonizadores é uma das dívidas históricas em pauta.

A valorização da riqueza cultural dos índios é uma bandeira a ser levantada por toda a sociedade, já que costumes que fogem à memória dos povos que aqui chegaram mais tarde estão em jogo.

A população brasileira precisa aprender a respeitar uma cultura que não é a sua, pois só assim estaremos vivendo a livre expressão de pensamento que nossa tradição democrática tanto prega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário