domingo, 15 de janeiro de 2012

A Difícil Tarefa de Coibir o Tráfico de Animais no Brasil

As autoridades ambientais brasileiras têm enfrentado sérias dificuldades para exercer os controles do segmento aéreo internacional das rotas de tráfico. Essa dificuldade reside na complexidade e agilidade com que as operações aeroportuárias de embarque/desembarque se dão, particularmente nos grandes aeroportos.

Na rota internacional, alguns países são identificados desempenhando o papel de intermediários, ou seja, por onde os animais traficados permanecem pouco tempo aguardando o seu destino final. Os pontos intermediários estão localizados em cidades paraguaias e colombianas (na América do Sul), portuguesas, espanholas, russas e francesas (na Europa) e japonesas (Ásia).

 Tem sido relativamente comum a ruptura dos trabalhos de fiscalização nos aeroportos internacionais. Isso se dá no momento em que o traficante logra êxito no desembaraço do animal (eles empregam várias formas para mascarar a natureza da carga) ou quando o mesmo já se encontra sob proteção das leis do território estrangeiro. Daí a necessidade de contar com instrumento operacional que permita prosseguir no trabalho de fiscalização.

 Tucanos, araras, papagaios e peixes ornamentais os preferidos, outros animais também ocupam extensa lista de espécies exploradas pelo tráfico: são os macacos, sapos e cobras traficados principalmente com o propósito de compor pesquisa na área biomédica. Os peixes ornamentais, pássaros, besouros, borboletas e aranhas visam atender à grande demanda promovida por ávidos colecionadores.

.Eventualmente, alguns resultados positivos têm sido colhidos com a participação de autoridades alfandegárias ou sanitárias estrangeiras, particularmente as dos países identificados como intermediários. Essa participação está relacionada com medidas que frustam o tráfico e fazem retornar ao país de origem os animais.


Um comentário:

  1. Olá,
    Muitos assuntos importantes e interessantes em seu blog. Gostei.
    Bjos e boa semana,
    Taís
    amornosingular.blogspot.com

    ResponderExcluir