quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Água Que Consumimos Pode Acabar ?


Em primeiro lugar é importante falar que nós Brasileiros, no que diz respeito a água,  estamos muito bem, obrigado. O Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial.

 A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.

 Nesse assunto é muito importante dizer que  apesar de termos a impressão de que a água está desaparecendo, a quantidade de água na Terra é praticamente invariável há centenas de milhões de anos. Ou seja a quantidade de água permanece a mesma o que muda é a sua distribuição e seu estado.
 
O principal uso de água é, sem dúvida nenhuma, na agricultura. As águas públicas, que precisam tratamento e transporte tem uma distribuição diferente. Aproximadamente 60% desta água será usada para fins domésticos, 15% para fins comerciais e 13% em indústrias. O restante para fins públicos e outras necessidades.

No Brasil o consumo de água per capita multiplicou-se por mais de dez ao longo do século 20. Mesmo assim existem milhões de cidadãos sem acesso a água de qualidade. Da mesma forma milhões de casas não tem rede de esgotos.

A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.  Nessa questão, quem mais sofre tais reflexos são as camadas excluídas que vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.


É necessário um investimento significativo, por parte das autoridades, neste setor. Se este investimento não for efetuado, em pouco tempo teremos o caos social derivado pela falta d'água. Neste caso o grande culpado será, mais uma vez, a falta de previsão e de investimentos do setor público e não o cidadão.

3 comentários:

  1. Olá Mauro,

    Um post de utilidade pública este.
    A proposta de um cuidado necessário e urgente. Muito bom Mauro!

    Gostaria de te agradecer muito por ter participado comigo da festa do blog, muito gentil da sua parte. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sua postagem. Esperamos que o mundo tenha consciência da importância da preservação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Quando você publicou essa postagem, São Paulo nem sonhava que ficaria sem a água no sistema Cantareira e que teria que "rezar para S.Pedro" para não entrar em colapso. nunca foi tão atual. Um abraço amigo.

    ResponderExcluir